Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Deputado do PDT vai à PGR contra jogo duplo de Guedes

Deputado do PDT vai à PGR contra jogo duplo de Guedes

Ramos: há incompatibilidade entre atividades na iniciativa privada e no governo
publicado 30/12/2019
Comments
Untitled-17.jpg

(Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) entrou com uma representação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, na qual afirma haver incompatibilidade entre as atividades de Guedes na iniciativa privada e suas atribuições como ministro.

Segundo o site Congresso em Foco, a ação foi encaminhada em 18/XII à Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF); ao Tribunal de Contas da União (TCU); Procuradoria-Geral da República (PGR); e aos membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Ramos sustenta que Guedes é administrador ou sócio de bancos e fundos de investimento. E as empresas possuem “íntimas relações com entes estatais de mesmo gênero, notadamente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES”.

O ministro da Economia é um dos fundadores do banco BTG Pactual e participou da instituição entre 1983 e 1998.

Ramos declarou na ação que Guedes “passou a engendrar uma série de reestruturações societárias nas empresas, fundos e todo tipo de investimento em que tivesse participação, a fim de se ocultar da frente dos negócios”.

Essa atuação dupla de Guedes (no governo e em empresas) teria trazido benefícios ao ex-sócio Eudes de Gouveia Varela, nomeado para três conselhos de administração - Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de acordo com a ação.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!