Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Deputados pedem cassação de Cunha por quebra de decoro

Deputados pedem cassação de Cunha por quebra de decoro

Representação foi assinada por 29 parlamentares
publicado 08/10/2015
Comments
parlamentares

Deputados entregam pedido de investigação contra Eduardo Cunha (Foto: André Coelho/Agência O Globo)

Saiu no Globo:


Deputados pedem cassação de Cunha por quebra de decoro


Representação assinada por 29 deputados foi protocolada nesta quarta-feira na Corregedoria

BRASÍLIA - Em mais um ato de pressão e cobrança de atitude dos deputados em relação às denúncias envolvendo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB- RJ), um grupo de 29 deputados de seis partidos entrou nesta quarta-feira com representação contra ele na Corregedoria da Câmara. A representação pede que se investigue quebra de decoro do presidente da Casa e cassação de seu mandato. Encabeçado pelo vice-líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), o movimento ganhou apoio, mas dificilmente deverá prosperar no órgão. O próprio corregedor, deputado Carlos Manato (SD-ES), recebeu a representação, mas regimentalmente terá que encaminhá-la à Mesa Diretora da Casa e ao próprio Cunha para análise e decisão de devolvê-la ou não à Corregedoria.

Na entrega do documento, os deputados criticaram o silêncio da maioria dos líderes e deputados em relação aos fatos que envolvem Cunha, especialmente a informação do Ministério Público da Suíça de que ele e seus familiares possuem contas no país e que teria sido informado do bloqueio delas. Também pediram a Manato que encaminhe o documento à Mesa Diretora e recomende que Cunha se declare impedido de decidir por ser objeto da representação.

Manato disse que examinará para ver se o regimento permite esse tipo de atitude, mas sugeriu que os deputados entrem contra Cunha no Conselho de Ética, já que lá a representação independe de análise do presidente da Câmara:

— O regimento obriga a receber e remeter à Presidência. Esse diferencial ( o fato de ser contra o presidente da Câmara) teremos que analisar. Mas temos dois órgãos a Corregedoria e o Conselho de Ética. Podem se adiantar e entrar no Conselho.

(...)
registrado em: , ,