Dodge dá cargo a sócio de Gilmar
Paulo Branco é coordenador da Escolinha de Direito por WhatsApp
publicado
19/09/2017
Comments
Gilmar dirige Dodge? (Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Do blog de Carlos Tautz:
Em seu primeiro dia, nova Procuradora Geral da República nomeia sócio de Gilmar Mendes para cúpula do MPF
Empossada nesta segunda (18) como Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge imediatamente nomeou o procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para a Secretaria da Função Constitucional. Ele é um dos dois sócios do Ministro (do Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), escola de graduação e pós-graduação em Direito sediada em Brasília. Branco também coordena o curso de mestrado (http://www.idp.org.br/institucional/corpo-dirigente) do IDP.
Com Mendes, Paulo Gustavo Gonet Branco escreveu o livro “Curso de Direito Constitucional”. Como um dos 20 procuradores nomeados por Dodge, ele terá a função de dirigir o Ministério Público Federal.
(...) Mendes costuma contratar autoridades públicas e privadas para ministrarem cursos, palestras e seminários no IDP.
Foi o caso do 5º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública, realizado em junho de 2015, em que constavam do programa nomes como Michel Temer (então Vice-Presidente da República) e Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.
A escola é frequentemente apontada como meio através do qual o Ministro do STF realiza articulações políticas. O IDP é dirigido por Dalide Barbosa Alves Corrêa, que foi assessora de Mendes quando este presidiu o STF.
Há uma zona cinzenta na legislação sobre a dimensão ética de magistrados e membros do MP ocuparem funções públicas e simultaneamente se dedicarem a negócios privados.