Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Doria critica jornalistas por repercussão de vídeo de Bia Doria: "editado com maldade"

Doria critica jornalistas por repercussão de vídeo de Bia Doria: "editado com maldade"

O contexto justifica, governador?
publicado 06/07/2020
Comments
Untitled-23.jpg

(Foto 1: Redes Sociais - Foto 2: Divulgação/Governo de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), saiu nesta segunda-feira 6/VII em defesa da primeira-dama do estado, Bia Doria, criticada nas redes sociais após a divulgação de um vídeo divulgado em que, ao lado da socialite Val Marchiori, ela diz não ser "correto" ajudar pessoas em situação de rua, "porque a pessoa tem que se conscientizar que ela tem que sair da rua, porque a rua hoje é um atrativo".

"O vídeo foi editado, e evidentemente feito com enorme maldade, sem a menção do que antecedeu o vídeo, onde a Bia Doria, primeira-dama do estado de SP e presidente do conselho do Fundo Social (de SP), dizia que o ideal era o acolhimento das pessoas em situação de rua. Que as pessoas em situação de rua em São Paulo pudessem estar acolhidas em centros específicos para isso — como, durante a Prefeitura (2017 a 2018), eu procurei fazer, e como tem feito o (atual prefeito da capital) Bruno Covas (PSDB) na medida do possível. E que, ali sim, pudessem ser oferecidos não apenas alimentos, com também guarida, a cama, o cobertor, o banho, e condições de assistência básica de saúde", disse Doria em entrevista coletiva.

Ele citou o trabalho dos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), criados pela Prefeitura de São Paulo em 2017. Segundo ele, são 19 hoje na cidade.

"Isso foi omitido naquela edição do vídeo, o que gerou uma edição parcial — e, evidentemente, naquela parcialidade, com críticas à Bia Doria. Mas ela vem cumprindo bem o seu papel (...) de proteção e de atendimento a todas as pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, e, em especial, às pessoas em situação de rua", prosseguiu.

"Lamento muito que até bons jornalistas, bons veículos de comunicação não tenham se informado melhor sobre o contexto da gravação como um todo", completou.

Assista ao vídeo em questão:

Assistam!!! Bia Dória, primeira dama de SP dizendo que os moradores de rua não devem receber comida e agasalhos!!! Ahh, procure na mídia qualquer crítica...imagine se fosse a primeira dama do Brasil!!! pic.twitter.com/EEtYLiH14P

— Vinicius Benites (@vmbenites) July 3, 2020