Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / EBC: fecha? E quem manda?

EBC: fecha? E quem manda?

General passa por cima do Capitão
publicado 09/01/2019
Comments
Sem Título-8.jpg

(Charge: Aroeira)

Da Globo Overseas (empresa que tem sede na Holanda para lavar dinheiro e subornar agentes da FIFA com objetivo de ter a exclusividade para transmitir os jogos da seleção):

Contrariando a promessa do presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou em entrevista ao GLOBO que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não será extinta. Ele afirma que a ideia é racionalizar a empresa e otimizar seu orçamento.

Santos Cruz também pretende fixar critérios para as liberações de emendas parlamentares, que são impositivas, sem diferenciar parlamentares por serem do governo ou da oposição. O ministro quer ainda incluir dentro do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) algumas obras inacabadas que forem consideradas estratégicas.

General da reserva, Santos Cruz ainda defendeu que os militares voltem a receber auxílio-moradia ou tenham aumento salarial. Afirmou ainda que a possibilidade de instalação de uma base militar dos Estados Unidos no Brasil, que chegou a ser levantada pelo presidente, "não faz sentido".

Durante a campanha, o presidente Bolsonaro chegou a falar em extinção da EBC. O que acontecerá com a EBC?

A EBC é uma empresa que tem duas televisões, oito emissoras de rádio e duas agências. Ela tem uma estrutura que acho que é um momento de fazer uma racionalização, sem dúvida nenhuma. Mas isso é preciso fazer respeitando o quadro de funcionários, respeitando os direitos dos funcionários, daqueles que trabalham lá. Tem que otimizar a parte de orçamento, tem que diminuir as despesas, tem que aumentar a qualidade. Isso já está mais ou menos equacionado. Nós tivemos uma primeira reunião e pedi para o pessoal um plano para ver na semana que vem o que vai fazer. Sem dúvida nenhuma, é uma empresa que hoje está com 2.025 pessoas em todo o seu conjunto, por isso é importante a modificação. Mas a primeira coisa é fazer isso respeitando o quadro de funcionários.

A ideia é acabar com a EBC?

A ideia não é acabar. A ideia é aproveitar o máximo que der da estrutura, mas fazer uma racionalização para fazer mais atualizada, mais ágil, sem ideologia, ver quais os princípios que ele vai difundir. Não pode, não tem interesse nenhum de competir com os veículos de comunicação tradicionais. Ela não pode ter ideia de competir, mas só de complementar. Ela vai passar por modificações em curto prazo sem dúvida nenhuma para se ter mais efetividade.

(...)