Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Eduardo Bolsonaro cobra Instituto Chico Mendes sobre incêndios na Austrália

Eduardo Bolsonaro cobra Instituto Chico Mendes sobre incêndios na Austrália

Xapuri fica no Acre, não em Sidney...
publicado 11/01/2020
Comments
Austrailia.jpg

Combate a incêndios no estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália (Reprodução: Fire and Rescue NSW/Fotos Públicas)

Desde novembro de 2019, parte da Austrália foi tomada por incêndios florestais de grandes proporções. Até agora, as chamas já consumiram mais de 107 mil quilômetros quadrados de mata. Cerca de 5.900 construções foram destruídas e ao menos 28 pessoas morreram.

Biólogos da Universidade de Sydney acreditam que as queimadas já mataram um bilhão de animais - entre mamíferos, pássaros e répteis.

As queimadas são um fenômeno natural na Austrália - entretanto, o aumento da temporada de seca no país e das temperaturas, exarcebada pelas mudanças climáticas globais, piorou a situação.

No dia 10/I, manifestantes foram às ruas em Sidney e Melbourne para exigir a saída do primeiro-ministro conservador Scott Morrisson, criticado pela falta de ação no combate aos incêndios.

Em seu Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente Jair Messias, exigiu uma solução para os incêndios!

E de onde viria tal solução?

Do governo da Austrália?

Do embaixador australiano no Brasil?

Negativo, amigo navegante!

O ex-embaixabúrguer decidiu cobrar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

Segundo o deputado, o ICBMBio "nada fala" sobre as queimadas na Austrália.

Que absurdo!

Alguém deveria avisar o Eduardo, entretanto, que o ICMBio atua apenas dentro do Brasil: ele é responsável pela gestão e monitoramento das Unidades de Conservação brasileiras.

Portanto não é de responsabilidade de uma autarquia brasileira se pronunciar ou propor qualquer ação sobre um desastre na Austrália.

Além do mais, Chico Mendes construiu sua vida política e sua atuação como líder ambientalista e sindical na pequena cidade de Xapuri.

Até onde se sabe, Xapuri fica no leste do Acre - não em Sidney, Melbourne ou Camberra...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: