Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Eduardo Bolsonaro gera pânico no Itamaraty ao defender invasão à embaixada da Venezuela

Eduardo Bolsonaro gera pânico no Itamaraty ao defender invasão à embaixada da Venezuela

"As coisas podem sair do controle"
publicado 13/11/2019
Comments
Untitled-1.jpg

A mensagem em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) demonstra apoio à invasão da embaixada da Venezuela em Brasília provocou pânico e indignação em ampla parcela do Itamaraty, segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL. Entre diplomatas do alto escalão, essa mensagem passa a ideia de que o governo de Jair Bolsonaro pode não se esforçar para retirar os invasores, partidários do golpista Juan Guaidó.

Há preocupação, ainda, com uma eventual reciprocidade do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que poderia expulsar os diplomatas brasileiros em Caracas. Um desses diplomatas, ouvido por Chade, diz que Maduro não deve responder com alguma atitude violenta, "mas as coisas podem sair do controle".

Vale lembrar que, pelas regras internacionais, cabe ao governo proteger todas as embaixadas estrangeiras que estão em seu território. A segurança da embaixada venezuelana em Brasília, portanto, é responsabilidade do Estado brasileiro. O UOL informa, neste sentido, que o Brasil pode ser denunciado por violar a Convenção de Viena de 1961, que regula a imunidade diplomática.