Em palestra, Itamaraty estende tapete vermelho para monarquistas e olavistas
(Valter Campanato/Agência Brasil)
O Itamaraty promove, nesta terça-feira 16/VI, uma palestra de Bertrand de Orleans e Bragança. No material de promoção do evento, o convidado é apresentado como "S. A. I. R.". Ou seja, "Sua Alteza Imperial Real", um título que desapareceu no país com a chegada da República, há mais de cem anos. A informação é da coluna de Jamil Chade no UOL.
A palestra com o descendente da "família real" é mais um encontro de uma série promovida pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) - órgão ligado à chancelaria - para avaliar o mundo "pós-pandemia". Os convidados falarão de meio ambiente, comunismo, EUA, China e até cloroquina.
"Para prever o futuro, estão sendo convidados personalidades que questionam o papel da ciência na definição de políticas e promovem ataques recorrentes ao sistema internacional. Cada intervenção é concluída por rasgados elogios por parte do mediador do debate, um diplomata próximo ao chanceler Ernesto Araújo. Há ainda um ponto constante em muitos dos discursos e intervenções: as repetidas referências ao guru do governo, Olavo de Carvalho", informa Chade.