Evanildo fecha Salvador também!
Em Salvador, ao lado da Avenida Paralela
Eu conversei por telefone com Evanildo Costa, que é da direção nacional do MST e representante da direção na Bahia.
Ele estava em Salvador enquanto fechava a Avenida Paralela - fechar a Paralela significa fechar Salvador - e ajudava a organizar também o bloqueio do lixão da cidade, para evitar a coleta de lixo.
As atividades do MST são apoiadas pelo Coletivo de Entidades Negras de Salvador.
Essa é a íntegra da conversa com Evanildo:
PHA- Eu vou conversar com Evanildo Costa, do MST da Bahia. Evanildo, quais estradas vocês fecharam? E por que fecharam essas estradas?
Evanildo Costa - Nós estamos fechando em torno de dez BRs na Bahia, em várias regiões do Estado. Estamos, nesse exato momento, em uma grande marcha com mais de duas mil pessoas na capital baiana, andando pelo centro da cidade, e denunciando esse descaso que está acontecendo hoje no país.
O que vocês estão fazendo em Salvador?
Nós estamos fazendo uma grande marcha no centro da cidade, e fazemos um protesto contra esse terrorismo que está sendo feito por parte da Rede Globo, do Poder Judiciário. Querem absolver os verdadeiros criminosos desse país e condenar os movimentos sociais e as lideranças de esquerda, inclusive o presidente Lula.
E por que vocês fecharam essas BRs? Qual a importância das BRs?
Nós fechamos as BRs porque é um instrumento que nós temos para chamar a atenção da população, convidar a população para vir junto conosco para as ruas, defender a Democracia e fazer uma luta contra o Golpe que está sendo tramado na sociedade brasileira.
Ouça o áudio da entrevista:
Leia no site 60 graus: Manifestantes fecham neste momento estradas que dão acesso à Sobradinho e Casa Nova
Em tempo:
Os protestos em defesa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fecharam o aterro sanitário de Salvador, nesta manhã de sexta-feira (11). A ação teve a adesão de todos os funcionários da limpeza urbana e motiva os trabalhadores da capital e de outros municípios. De acordo com o Sindicato de Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), a manifestação foi espontânea e envolve todo o quadro de funcionários. Na Bahia, uma jornada de luta deu início a uma série de atividades que bloquearam estradas federais que cruzam o estado, como as BRs 242, 101 e 210, além de vias em regiões da Chapada Diamantina, e diferentes áreas do sul, oeste, norte e extremo-sul.
Para o vereador da capital, o petista Luiz Carlos Suíca, os trabalhadores reconhece Lula como liderança do povo pobre e que mudou a vida dos moradores de periferia. “Foi uma manifestação, onde os trabalhadores que tomaram a iniciativa e reconheceram a atuação de Lula no governo federal com a implantação de inúmeros políticas públicas, seja na área de educação, saúde e lazer, como também de infraestrutura e transferência de renda. Vamos mediar a situação para garantir a volta das atividades o quanto antes”, afirma o edil.
Parando a Paralela em Salvador e seguindo em direção a FIEB
Avenida Paralela travada, em Salvador
Na frente do Shopping da Bahia
Moro, esse é o Evanildo, que deve ter um triplex na Praia do Porto, ao lado do Farol da Barra!