Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Fachin manda ao plenário do STF pedido de Aras para suspender inquérito das fake news

Fachin manda ao plenário do STF pedido de Aras para suspender inquérito das fake news

Supremo resistirá à pressão?
publicado 28/05/2020
Comments
Untitled-9.jpg

(Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira 28/V encaminhar para ao plenário da Corte o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender a tramitação do inquérito das fake news.

Fachin também reforçou a indicação de preferência de julgamento da ação à Presidência do STF, a quem caberá pautar a análise

O pedido foi formulado por Aras na quarta-feira 27/V, poucas horas depois de a Polícia Federal deflagrar uma operação contra figuras ligadas ao esquema bolsonarista de fake news, o que atingiu em cheio o chamado Gabinete do Ódio.

Ainda na quarta-feira, dois ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pelo Blog de Gerson Camarotti no G1 disseram que não há possibilidade de o plenário da Corte atender ao pedido de suspensão do inquérito.

Nas palavras de um dos ministros consultados, o tribunal está unido para barrar "qualquer tentativa de intimidação" de seus integrantes. Segundo ele, "chance zero" de prosperar o pleito de Aras.