Festival de Cannes vira palco de ato contra os cortes na Educação!
Protesto da equipe de "Sem seu sangue" em Cannes, nesta quinta-feira, 23/V (Reprodução/Redes Sociais)
Via Rádio França Internacional (RFI):
Projeção em Cannes é palco de protesto de apoio às universidades públicas brasileiras
O filme “Sem Seu Sangue”, que faz parte da Quinzena dos Realizadores, fez sua estreia mundial nessa quinta-feira (23) no Festival de Cinema de Cannes. A projeção do primeiro longa da carioca Alice Furtado foi marcada por um ato de apoio às universidades públicas brasileiras.
Pouco antes da exibição, quando a diretora apresentava rapidamente o projeto, cinco pessoas se levantaram, mostrando cartazes com os dizeres “Viva a Universidade Federal Fluminense”, “Em Defesa do CAP/UFRJ, Pedro II e Institutos Federais” e “Apoio à universidade pública”. O ato, que contou com a participação de um dos produtores do filme, que estava no palco, foi muito aplaudido pela sala.
“Foi um apoio à universidade pública, porque a maior parte da equipe vem da Universidade Federal Fluminense”, explicou Alice Furtado em entrevista à RFI logo após o protesto. “Nesse momento difícil, com cortes de verbas e perda de autonomia, nós pensamos que o mínimo que poderíamos fazer para mostrar nosso reconhecimento por essa formação seria apoiá-los e dizer que a gente está com eles”, aponta a cineasta, que também estudou na UFF.
“Quando eu prestei vestibular, era a única universidade pública de cinema no Rio de Janeiro e foi a forma como foi possível para mim e para muitas outras pessoas entrar nesse meio”, se recorda.
(...)
Assista ao vídeo:
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |