Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Festival de Cannes vira palco de ato contra os cortes na Educação!

Festival de Cannes vira palco de ato contra os cortes na Educação!

Equipe de "Sem seu sangue" veio da UFRJ!
publicado 24/05/2019
Comments
Untitled-3.jpg

Protesto da equipe de "Sem seu sangue" em Cannes, nesta quinta-feira, 23/V (Reprodução/Redes Sociais)

Via Rádio França Internacional (RFI):

Projeção em Cannes é palco de protesto de apoio às universidades públicas brasileiras


O filme “Sem Seu Sangue”, que faz parte da Quinzena dos Realizadores, fez sua estreia mundial nessa quinta-feira (23) no Festival de Cinema de Cannes. A projeção do primeiro longa da carioca Alice Furtado foi marcada por um ato de apoio às universidades públicas brasileiras.

Pouco antes da exibição, quando a diretora apresentava rapidamente o projeto, cinco pessoas se levantaram, mostrando cartazes com os dizeres “Viva a Universidade Federal Fluminense”, “Em Defesa do CAP/UFRJ, Pedro II e Institutos Federais” e “Apoio à universidade pública”. O ato, que contou com a participação de um dos produtores do filme, que estava no palco, foi muito aplaudido pela sala.

“Foi um apoio à universidade pública, porque a maior parte da equipe vem da Universidade Federal Fluminense”, explicou Alice Furtado em entrevista à RFI logo após o protesto. “Nesse momento difícil, com cortes de verbas e perda de autonomia, nós pensamos que o mínimo que poderíamos fazer para mostrar nosso reconhecimento por essa formação seria apoiá-los e dizer que a gente está com eles”, aponta a cineasta, que também estudou na UFF.

“Quando eu prestei vestibular, era a única universidade pública de cinema no Rio de Janeiro e foi a forma como foi possível para mim e para muitas outras pessoas entrar nesse meio”, se recorda.

(...)

Assista ao vídeo:

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!