Filha de Chico Mendes: "discurso de Bolsonaro mata ambientalistas"
(Reprodução/YouTube)
Angela Mendes, filha do ambientalista Chico Mendes e coordenadora do instituto que leva o nome do pai, afirmou que os ataques de Jair Bolsonaro contra as ONGs que atuam em defesa dos biomas e dos povos da floresta fazem com que ambientalistas sejam assassinados. "O discurso de Bolsonaro mata ambientalistas, mata os defensores e defensoras do meio ambiente, os povos da floresta, os povos vulneráveis, não só ambientalistas. O discurso de Bolsonaro hoje é um discurso pautado no ódio aos vulneráveis e as minorias", declarou Angela em entrevista ao site Congresso em Foco.
"Desde que o Bolsonaro começou a sua campanha com esse discurso de ataque às ONGs, de ataques aos movimentos, isso começou a gerar a sensação de impunidade. Não à toa, os assassinatos aumentaram, o desmatamento, as queimadas aumentaram significativamente na Amazônia", disse a filha de Chico Mendes.
Como lembra o Congresso em Foco, o que Angela diz tem base nos dados. Segundo um estudo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), as invasões a terras indígenas aumentaram em 2019. Apenas de janeiro a setembro do ano passado foram 160 invasões, enquanto em 2018, ano da eleição de Bolsonaro e da escalada do discurso violento, aconteceram 111 invasões. Em 2017, foram 96.
Além disso, em 11 anos, nunca morreram tantas lideranças indígenas quanto em 2019. Até o início de dezembro do ano passado, foram sete lideranças mortas por fazendeiros e madeireiros ilegais.