Filhos do presidente do STJ advogam na mesma Corte que o pai e constrangem ministros
(Reprodução)
Depois da posse de João Otávio de Noronha como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dois filhos do ministro que advogam na Corte intensificaram a atuação em processos criminais, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.
Noronha assumiu o comando do tribunal em agosto de 2018. Antes disso, seus filhos Anna Carolina Noronha e Otávio Noronha focavam em temas ligados às áreas civil e pública do direito. Depois, passaram a fazer a defesa penal de pessoas investigadas em grandes operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF).
Embora a prática não seja ilegal, ministros do STJ relatam nos bastidores constrangimento ao decidir sobre ações em que aparecem como advogados os filhos do presidente. Além disso, segundo a Folha, a situação criou um clima de insatisfação entre a classe de advogados em Brasília.
Levantamento do jornal identificou que, desde agosto de 2018, 65% das ações protocoladas na Corte que têm como advogados Anna Carolina e Otávio tratam de matéria penal. Antes, representavam apenas 10% da demanda da dupla.