Fiocruz: coronavírus chegou ao Brasil em janeiro, não em fevereiro
(Agência Brasil)
Estudo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) aponta que o coronavírus já infectava pessoas e provocava mortes no Brasil no fim de janeiro, mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26/II. A primeira morte por Covid-19 no Brasil se deu Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25/I. E a transmissão comunitária já estava em curso em São Paulo em 4/II (antes de 13/III, data dos registros oficiais).
Segundo reportagem do Globo, o estudo foi realizado por meio de uma metodologia estatística de inferência, que parte de registros de óbitos, além de análises dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
"Provavelmente, esse primeiro caso do Rio foi importado. Mas outros já aconteciam em São Paulo, onde a transmissão local começou logo depois, na sexta semana epidemiológica, entre 2 e 8/II", diz Gonzalo Bello, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz. Quando o Brasil começou a monitorar o coronavírus em fronteiras e aeroportos, a partir de 13/III, ele já estava espalhado nas ruas.
Além do IOC, participaram do estudo pesquisadores da Fiocruz-Bahia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade da República (Udelar), no Uruguai.