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"Gênios" do MEC querem incentivar a velocidade na leitura das crianças

Programa é contestado por especialistas
publicado 04/02/2020
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(Reprodução/Redes Sociais)

Após o inadmissível caos no Enem 2019, o Ministério da Educação, sob o comando de Abraham Weintraub, quer lançar ainda neste ano uma avaliação para medir quantas palavras por minuto conseguem ler as crianças do 2º ano do ensino fundamental. O programa se chamará "Tempo de Aprender".

Segundo o texto, obtido pelo Estadão, a “fluência em leitura é um dos mais fortes indicadores de sucesso na alfabetização”. No entanto, está longe de haver consenso em torno de estabelecer a velocidade de leitura como ponto de partida.

"É muito discutível dizer que leitores fluentes compreendem melhor o que leem, especialmente quando se fala em crianças”, disse ao Estadão a especialista em alfabetização e professora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Colello.

De acordo com a reportagem, entidades que reúnem secretários municipais e estaduais de educação não foram consultadas durante a elaboração do programa. Ainda assim, os nomes da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) fazem parte da versão à qual o jornal teve acesso.

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