Gilmar alerta que Bolsonaro pode ser julgado pelo Tribunal de Haia
(Foto 1: Marcos Corrêa/PR - Foto 2: Nelson Jr./STF)
Em conversa com Jair Bolsonaro para tentar apaziguar os ânimos após a elevação das tensões com as Forças Armadas, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alertou sobre o risco de a gestão brasileira da pandemia do novo coronavírus parar no Tribunal Penal Internacional, em Haia.
O magistrado tem ouvido sobre essa possibilidade durante conversas em Portugal, onde passa o recesso do Judiciário. A interlocutores, afirmou estar estarrecido com a imagem externa do país na pandemia.
Segundo a Folha de S.Paulo, Bolsonaro e o ministro do STF conversaram por telefone na noite da segunda-feira 13/VII. O presidente, então, sugeriu que Gilmar falasse também com o general Eduardo Pazuello e disse que orientaria o ministro interino da Saúde a procurá-lo, o que aconteceu na terça-feira 14/VII.
Pelo relato do jornal, Bolsonaro afirmou em tom apaziguador saber das reclamações sobre o número de militares no Ministério da Saúde e o fato de a pasta ser comandada por um general da ativa. Segundo fontes próximas a Gilmar, no telefonema, Bolsonaro considerou que a crise em torno da declaração estava encerrada.