Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Gilmar diz que há um "vácuo no poder" e elogia governadores

Gilmar diz que há um "vácuo no poder" e elogia governadores

Se Bolsonaro tentar afrouxar isolamento, será barrado pelo STF
publicado 06/04/2020
Comments
Untitled-17.jpg

(Foto 1: Nelson Jr./SCO/STF - Foto 2: Redes Sociais)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira 6/IV que existe um "vácuo no poder", não apenas no Brasil, mas no mundo.

"De um lado, é perceptível um certo vácuo de liderança, não é só no Brasil, é no mundo. A grande líder neste momento é a Angela Merkel (Alemanha) e para-se por aí. Temos que ordenar esse quadro para sairmos dessa situação", disse Gilmar, em entrevista ao site Jota. 

Ele ainda declarou que, se Jair Bolsonaro baixar uma norma revogando o isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, provavelmente a medida será derrubada pelo STF:

"Tenho muita dúvida se algum tribunal vai validar eventual decisão do governo federal que contrarie as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Acho que nenhum juiz do Supremo Tribunal Federal vai validar esse tipo de entendimento", prosseguiu. 

Em meio a esse vácuo de poder, Gilmar elogiou a postura dos governadores de São Paulo, João Dória; do Maranhão, Flávio Dino; e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.  

"Nesse quadro de vácuo, manifestaram-se algumas lideranças estaduais, como os governadores de São Paulo, Maranhão e Rio de Janeiro. E algumas autoridade no plano municipal - vejam o heroísmo emocionante do Bruno Covas em São Paulo, todo dia na televisão tratando do interesse público. Num momento desse, é digno de se realçar, são menções de heroísmo. Nós estamos tendo um retorno da politica dos governadores para o bem, pessoas de coloração partidária as mais diversas", completou o ministro.