Gilmar insiste: Serra tem que ser 1º Ministro!
Do G1:
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta-feira (23), antes de ingressar na sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi ao Palácio do Planalto no início da tarde discutir com o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a possibilidade de adoção do semipresidencialismo no Brasil.
(...) Gilmar Mendes é um dos defensores do modelo semipresidencialista. Na última segunda (21), ao participar de um evento sobre reforma política organizado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o magistrado sugeriu a adoção deste sistema de governo justificando que "seria um bom passo" para o Brasil se "blindar" das frequentes crises políticas.
(...) Indagado por repórteres nesta quarta se, na conversa com Temer, foi alcançado um modelo de reforma política para aprovação no Legislativo, que discute mudança nas regras eleitorais, o presidente do TSE respondeu:
“Tem muito impasse no Congresso sobre isso. O que a gente discutiu foi um pouco essa coisa do semipresidencialismo, tentando formatar.”
Questionado se houve avanço nas negociações para aprovar esse sistema de governo, Gilmar Mendes se limitou a dizer que "é uma ideia que se coloca para o debate”.
(...)