Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Gilmar: Lava Jato pode ter manipulado delações

Gilmar: Lava Jato pode ter manipulado delações

Promotores e juízes "se constituíram numa organização criminosa"!
publicado 09/08/2019
Comments
Camelo.jpg

Créditos: Jota Camelo

O conflito entre Gilmar Mendes e a força-tarefa da Lava Jato (leia no Conversa Afiada: Dallagnol e a Lava Jato tentaram derrubar Gilmar) ganhou mais um capítulo.

Em entrevista ontem (8/VIII) à Rádio Gaúcha, o ministro do Supremo afirma que os promotores e juízes de Curitiba "se constituíram numa verdadeira organização criminosa".

"Essa colaboração de promotor com juiz é extremamente grave. Nós estamos falando da maior crise que se abateu sob o judiciário brasileiro desde a redemocratização", disse o ministro, a partir das revelações da Vaza Jato do Intercept.

Ele continua:

"Esse consórcio de promotores e juízes, eles constituíram uma verdadeira 'orcrim'."

"Uma organização criminosa!?", pergunta a repórter.

Gilmar confirma: "Sim. Na verdade, eles se constituíram numa organização criminosa."

Em seguida, o ministro do STF põe em cheque a legitimidade das delações premiadas da Lava Jato:

"Veja, eu não me surpreenderia se amanhã, por exemplo, eles inventassem uma conta minha no exterior. Eu não vou fulanizar mas, veja, quem é capaz de fazer o que estavam fazendo naqueles diálogos é capaz de falsear uma conta, de me atribuir um cartão de crédito. Sabe-se lá o que se fez nessas delações..."

"Eu fico a imaginar quantas pessoas foram delatadas a partir de induções desses agentes. Como podem ter manipulado as delações premiadas."

Em tempo: sobre as delações, leia também: Delator diz que foi "coagido" no caso do sítio de AtibaiaMoro interferiu na negociação de delações, Moro fez uso político da delação do PulhocciNelma Kodama: havia pressão para delatar o Lula.

Em tempo2na quarta-feira 7/VIII o ministro Gilmar concedeu uma liminar que protege o jornalista Glenn Greenwald, do Intercept, de ser investigado por publicar os diálogos da Vaza Jato.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: