Glenn: rejeição de denúncia é uma vitória, mas espero decisão mais forte pela liberdade de imprensa
(Reprodução/YouTube)
O jornalista estadunidense Glenn Greenwald, fundador e colunista do site The Intercept Brasil, afirmou nesta sexta-feira 7/II que a decisão tomada na véspera por Ricardo Leite, juiz da 10ª Vara Federal do DF, rejeitando denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), foi uma vitória, apesar do uso da expressão "por ora" pelo magistrado.
“Obviamente é uma vitória. A denúncia foi rejeitada. Pode se falar ‘por ora’, mas isso não significa nada, a denúncia foi rejeitada”, disse Glenn ao Painel da Folha de S.Paulo.
No entanto, Greenwald tem consciência das armadilhas deixadas pelo juiz em sua decisão. Ricardo Leite disse concordar com o procurador da República quando este afirma que há indícios de que o jornalista instigou os hackers.
“Minha preocupação é esse raciocínio que bota a liberdade de imprensa em risco. Para os jornalistas, o trabalho pode ser criminalizado. A proteção da fonte, que é um dever ético de todo jornalista, pode se tornar um crime”, disse.
Por isso, Glenn espera "uma decisão mais forte em defesa da imprensa livre, não para mim, para o meu caso, mas para todos os jornalistas. É uma ameaça à liberdade de imprensa".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |