Governadores temem que motim de policiais no CE se espalhe pelo Brasil
(Reprodução/Redes Sociais)
O motim de policiais militares no Ceará espalhou o medo entre governadores de todo o Brasil. Segundo o Painel da Folha de S.Paulo desta quinta-feira 20/II, há demandas por reajustes salariais em pelo menos outros sete estados. O jornal informa também que a decisão do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (do Partido "Novo") de conceder reajuste de 41,7% para policiais, mesmo com as contas no vermelho, exerce ainda mais pressão sobre os demais governadores.
Além disso, eles avaliam que as corporações têm se sentido mais fortes do que nunca sob o governo de Jair Bolsonaro - sem contar a presença de aliados das forças de segurança no Congresso Nacional, o que fortalece mobilizações.
"Estamos temerosos com Ceará, Paraíba e Espírito Santo", disse à Folha o presidente da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, sargento Leonel Lucas. Há também demandas em Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas.
Na quarta-feira 20/II, o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi atingido por um tiro durante protesto de policiais que reivindicavam aumento salarial. Cid pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito por PMs no Centro de Sobral quando tiros foram disparados em sua direção. Segundo o último boletim médico, divulgado na noite de quarta, ele está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos.