Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Governo Bolsonaro vai liberar mineração em terras indígenas

Governo Bolsonaro vai liberar mineração em terras indígenas

Ministro das Minas irá enviar proposta ao Congresso em até quinze dias
publicado 07/11/2019
Comments
Garimpo.jpg

Mineração ilegal na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto, sudoeste do Amazonas, 22/V/2018 (Créditos: Vinícius Mendonça/Ibama)

Em entrevista ao Globo nesta quinta-feira 7/XI o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmou que o Governo Federal irá enviar ao Congresso uma proposta para liberar a exploração de atividades de mineração em terras indígenas.

Trata-se de uma das principais promessas da campanha presidencial de Jair Bolsonaro, em 2018.

Como revelou a líder indígena Sonia Guajajara em entrevista à TV Afiada, os ataques contra terras indígenas explodiram desde o início da campanha de Bolsonaro - especialmente invasões ilegais de madeireiros e garimpeiros.

Muitos desses confrontos resultaram na morte de lideranças indígenas.

E qual é a proposta do Governo Bolsonaro?

Ampliar a fiscalização?

Aumentar a segurança nas áreas indígenas?

Garantir mais fundos para o bom funcionamento da Funai?

Nada disso, amigo navegante!

A solução é liberar geral: ao invés de combater, regulamentar os garimpos!

"A sociedade brasileira está observando atividade ilegal de mineração, de agricultura, de extração de madeira ilegal. Nada agride mais o meio ambiente que atividade ilegal. O que estamos querendo fazer, e vamos encaminhar nos próximos quinze dias, é a nossa proposta para o Congresso, de regulamentação", disse o ministro.

Em tempo: essa não é a única novidade dos bolsonários em relação ao meio ambiente. Nesta quarta-feira 6/XI, o presidente autorizou o plantio de cana no Pantanal e na Amazônia.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: