Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Governo do DF não quer praça com nome de Marielle!

Governo do DF não quer praça com nome de Marielle!

Mas e a Praça Roberto Marinho? Essa pode...
publicado 23/01/2020
Comments
Marielle.jpg

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira 22/I o governo do Distrito Federal vetou a criação de uma nova praça em Brasília que seria batizada em homenagem a Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em 14/III/2018.

As informações foram publicadas pelo Jornal de Brasília.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) vetou a homenagem. Em sua avaliação, Marielle Franco "não teria prestado serviços à população do Distrito Federal". Ainda segundo Ibaneis, Brasília possui "tradição de se homenagear com a denominação de logradouros públicos apenas pessoas com vínculos diretos com a cidade".

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL), autor do projeto, afirmou que a explicação do governador não procede - afinal, a capital federal já possui logradouros batizados com os nomes de personalidades de fora do Distrito Federal, como a Praça Zumbi dos Palmares, a Praça Cantor Leandro e até mesmo uma Praça Roberto Marinho.

"O veto é simplesmente negar reconhecimento à dimensão que tomou o legado da vereadora Marielle Franco. Um triste gesto para agradar quem persegue defensores de direitos humanos e despreza as garantias democráticas", disse o deputado.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: