Guardas ofendidos por desembargador recebem medalhas em Santos
(Divulgação/Prefeitura de Santos)
Os dois guardas civis municipais que foram ofendidos pelo desembargador Eduardo Siqueira durante uma abordagem, no sábado 18/VII, receberam uma homenagem da Prefeitura de Santos pela conduta exemplar.
Cícero Hilário Roza, 36 anos (que aparece no vídeo), e Roberto Guilhermino da Silva, 41 (que gravou as imagens), receberam nesta segunda-feira 20/VII medalhas com a inscrição “Homenagem da Cidade de Santos”.
De acordo com o guarda Roberto Guilhermino, que atua há 18 anos na corporação, a calma demonstrada na abordagem é comportamento adquirido com a experiência. “Prestamos apoio a outros órgãos, algumas ocorrências que envolvem, por exemplo, pessoas em situação de rua e também apoiamos abordagens a pessoas que fazem uso de medicamentos. São situações em que adquirimos experiência para lidar com situações comportamentais diversas. A gente tem que saber fazer a separação que, por trás do homem, existe um profissional capacitado para lidar com situações de tensão”, disse.
Cícero Hilário, ofendido diversas vezes pelo desembargador, comentou que o aborrecimento se transformou em orgulho. “Quando cheguei em casa, depois do ocorrido, estava chateado. Minha esposa tinha visto o vídeo, minha filha estava triste com o tratamento que recebi. Depois da repercussão, vizinhos, amigos e familiares começaram a mandar mensagens de apoio e, de uma tristeza, o sentimento mudou. A gente vê que uma postura nossa gerou admiração, nosso trabalho foi reconhecido e isso trouxe orgulho para minha família”, afirmou.