Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Haddad: Bolsonaro tem no horizonte um país submisso!

Haddad: Bolsonaro tem no horizonte um país submisso!

Golpe contra a autonomia universitária é mais uma ação sórdida!
publicado 28/12/2019
Comments
Untitled-8.jpg

(Crédito: Julio Cesar/Mídia NINJA)

O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT à Presidência em 2018, Fernando Haddad, reflete em seu artigo na Folha de S.Paulo deste sábado 28/XII sobre os constantes ataques de Jair Bolsonaro às universidades. Para ele, a Medida Provisória 914, que aplica um golpe sobre a autonomia universitária no momento de escolher os reitores, "é só mais uma ação sórdida contra a democracia que deve ser combatida".

"Enquanto o governo Bolsonaro desmonta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e todo marco regulatório correspondente, especialmente quanto à educação a distância, que balizava o crescimento com qualidade do setor privado, ele promove investidas frequentes contra a universidade pública, que responde por 90% da pesquisa científica do país", escreve Haddad.

"Independentemente de renda, cor ou credo, a inteligência do país está hoje representada na universidade pública. Um projeto de nação não pode prescindir de sua vitalidade. Atacar sua reputação, como faz Bolsonaro, é próprio de quem tem no horizonte um país submisso", diz o ex-ministro da Educação.

Haddad reforça que essa postura autoritária do governo Bolsonaro contrasta com a política executada pelas gestões do PT.

"Os governos progressistas do século 21 tomaram outro caminho. Aumentaram como nunca o investimento em educação básica e mantiveram o investimento público em educação superior como proporção de um PIB em forte expansão (...) Hoje, pretos e pardos já somam 50,3% dos estudantes nas universidades públicas no Brasil e nada menos do que 67% da população, segundo o Datafolha, defendem a educação superior gratuita".

Leia a íntegra na Folha de S.Paulo.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!