Ibama detecta mancha de óleo perto de navio encalhado no Maranhão
(Divulgação/Ibama)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou nesta sexta-feira 28/II ter detectado uma mancha de óleo próxima ao navio encalhado em uma área a 100 quilômetros do litoral do Maranhão.
É a primeira vez que autoridades confirmam o vazamento de óleo da embarcação MV Stellar Banner, que está desde segunda-feira em um banco de areia. O navio foi construído em 2016 e é do tipo grande navio graneleiro. Ele é da companhia sul-coreana Polaris e estava a serviço da Vale.
Segundo o Ibama, a mancha de óleo tem um raio aproximado de 830 metros. Na véspera, o órgão informou que o navio tem cerca de 4.000 toneladas de óleo, que seria usado como combustível para viagem até a China. A Vale informou que são 3,5 mil toneladas de óleo residual e 140 toneladas de óleo destilado.
O navio deixava o terminal da Ponta da Madeira com destino ao porto chinês de Qingdao quando sofreu avarias no casco após tocar o fundo do mar. O encalhe foi provocado pelo comandante para evitar o naufrágio.
Com informações do Valor Econômico