Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Ibama detecta mancha de óleo perto de navio encalhado no Maranhão

Ibama detecta mancha de óleo perto de navio encalhado no Maranhão

Mancha tem raio aproximado de 830 metros
publicado 28/02/2020
Comments
Untitled-10.jpg

(Divulgação/Ibama)

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou nesta sexta-feira 28/II ter detectado uma mancha de óleo próxima ao navio encalhado em uma área a 100 quilômetros do litoral do Maranhão.

É a primeira vez que autoridades confirmam o vazamento de óleo da embarcação MV Stellar Banner, que está desde segunda-feira em um banco de areia. O navio foi construído em 2016 e é do tipo grande navio graneleiro. Ele é da companhia sul-coreana Polaris e estava a serviço da Vale.

Segundo o Ibama, a mancha de óleo tem um raio aproximado de 830 metros. Na véspera, o órgão informou que o navio tem cerca de 4.000 toneladas de óleo, que seria usado como combustível para viagem até a China. A Vale informou que são 3,5 mil toneladas de óleo residual e 140 toneladas de óleo destilado.

O navio deixava o terminal da Ponta da Madeira com destino ao porto chinês de Qingdao quando sofreu avarias no casco após tocar o fundo do mar. O encalhe foi provocado pelo comandante para evitar o naufrágio.

Com informações do Valor Econômico