Inpe: desmatamento na Amazônia atinge 2.254 km² em julho
Aumento da área devastada alcança 278% em um ano
publicado
06/08/2019
Comments
Reprodução/pxhere.com
Não adianta o Jair Messias bater na mesa e duvidar dos dados do Inpe sobre a devastação na Amazônia...
Do Globo:
Alertas do Inpe sobre desmatamento na Amazônia crescem 278% em julho
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) mostram que os alertas do desmatamento dispararam no mês passado. Em julho, foram atingidos 2.254,9 km². No mesmo mês em 2018, esse índice ficou em 596,6 km². (...)
Há, segundo ambientalistas , uma escalada na devastação da Amazônia . Junho de 2019 teve uma área com alerta de desmate 90,8% maior do que o mesmo mês em 2018. O mesmo índice cresceu 34%, se comparados os meses de maio deste ano e do ano passado.
A medição é realizada pela ferramenta Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), cuja principal função é sinalizar áreas de devastação da floresta para órgãos de fiscalização ambiental, como o Ibama. (...) No mês passado, o governo demonstrou irritação com os números averiguados pelo Deter. O presidente Jair Bolsonaro condenou o então presidente do Inpe , o físico Ricardo Galvão, por divulgá-los sem consulta prévia ao Planalto. Galvão foi exonerado na semana passada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. (...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: