Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Jessé Souza: "eleição de Bolsonaro promoveu a milicianização do Estado"

Jessé Souza: "eleição de Bolsonaro promoveu a milicianização do Estado"

"Único objetivo significativo dele é o de apoio à milícia"
publicado 25/05/2020
Comments
Untitled-23.jpg

O sociólogo Jessé Souza concedeu uma entrevista exclusiva à TV Afiada nesta segunda-feira 25/V. Ele analisou, entre outros pontos, a divulgação da reunião ministerial de 22/IV. "Foi importante que a reunião tenha vindo a público, mas não precisávamos dela pra imaginar o que acontecia lá [no governo]. A eleição de Bolsonaro implicou uma milicianização do aparelho de Estado brasileiro. Bolsonaro, há 20 anos, é o principal representante político da milícia, faz a defesa pública da milícia, homenageia milicianos", afirmou o sociólogo.

Segundo Jessé, "o único objetivo significativo de Bolsonaro é o de apoio à milícia. Agora, com o tamanho dos crimes que estão chegando cada vez mais perto da pessoa desse presidente e de sua família, ele está desesperado. Ele sabe disso há algum tempo, sabe que o golpe é sua única chance. Bolsonaro foi posto aqui por uma grande fraude internacional, ele é um instrumento da extrema-direita americana, um capacho de Donald Trump e da extrema direita-americana. É a que ele obedece".

E, em meio a esse cenário, "as Forças Armadas funcionam a nível nacional como a polícia no nível local: como guadiã da elite, dos compromissos da elite. E é uma instituição comprável, como estamos vendo. Ela vem sendo comprada por Bolsonaro, com um tratamento privilegiado nos salários, na reforma previdenciária, com milhares de militares com uma mamata no Estado, em ministérios onde eles não têm nada a fazer".

Assista à entrevista na íntegra: