Juiz autoriza transferência de Adélio de prisão federal para "local adequado"
O juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande (MS), autorizou nesta segunda-feira 2/III a transferência de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Jair Bolsonaro em setembro de 2018, da penitenciária federal de Campo Grande. O magistrado considerou que o presídio não é local adequado para o cumprimento da medida de segurança aplicada a Adélio, que foi declarado inimputável pela Justiça.
Segundo a Folha de S.Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) são favoráveis à transferência. O destino de Adélio será decidido pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG), cidade onde ocorreu o ataque..
"Adélio Bispo não é imputável, não devendo, portanto, permanecer em estabelecimento penal destinado apenas ao encarceramento de indivíduos e que não possui espaço destinado ao tratamento adequado à patologia reconhecida em sentença", escreveu Conrado na decisão.
O juiz sustenta que o autor do ataque "deverá ser internado em local apropriado ao cumprimento da medida de segurança, com estrutura, equipe técnica e medicamentos necessários ao tratamento da sua enfermidade mental".