Juiz do STJ ferra o Lula e salva a Cristiane do Jefferson
Na noite de ontem, 30/I, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins rejeitou o pedido de habeas corpus da defesa do presidente Lula.
A medida impediria a prisão de Lula, após os desembagrinhos do TRF-4 o condenarem a doze anos em regime fechado.
O jornalista Jeferson Miola, em seu blog, lembra que Humberto Martins é o mesmo juiz que autorizou a posse de Cristiane Brasil, deputada federal e filha do presidente do PTB Roberto Jefferson, no cargo de Ministra do Trabalho do MT.
Nos dois casos, Martins despachou a jato: assim como negou o habeas corpus de Lula no mesmo dia em que os advogados entraram com o pedido, o ministro liberou a posse de Cristiane Brasil no dia 19/I poucas horas após pedido do ladrão presidente.
Não adiantou: no dia 22, a ministra do STF Cármen Lúcia (aquela que enxovalhou o Supremo em um jantar com empresários) suspendeu mais uma vez a posse da deputada.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Cristiane, rodeada de quatro amigos sem camisa em um iate, se defende das acusações nos processos nos quais é ré na Justiça do Trabalho. A divulgação do vídeo mereceu puxão de orelha do papai.
Sobre a decisão de Humberto Martins contra Lula, o advogado do presidente, Cristiano Zanin, afirma em nota que "a Constituição assegura a Lula a garantia da presunção de inocência e o direito de recorrer da condenação ilegítima".
Em tempo: quem são os desembagrinhos? Veja no palpitante ABC do C Af.