Juristas pela Democracia: #MoroMente!
Ato da ABJD denuncia abusos e exige liberdade para Lula (Créditos: Ricardo Stuckert)
Mais de mil pessoas participaram de um evento na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, centro de São Paulo, para denunciar os abusos da Operação Lava Jato.
Foi o ato #MoroMente, organizado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
A atividade contou com a presença de importantes lideranças da esquerda, como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), a deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann, e juristas como Caroline Proner e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
Em carta divulgada ao final do evento, a ABJD, coletivo que reúne mais de dois mil associados, entre juízes, desembargadores e acadêmicos, tratou da crise institucional causada, entre outros fatores, pelos abusos da Operação Lava Jato.
"O Brasil tornou-se famoso pela utilização do sistema de justiça com fins alheios ao devido processo legal. Algo que já era percebido e denunciado por juristas, mas que agora revela-se nas minúcias", diz o documento.
A carta também trata sobre os vazamentos do Intercept Brasil: "os diálogos divulgados sugerem que o juiz Moro orientava clandestinamente os trabalhos da acusação, chefiando e subordinando os procuradores, o que contraria a Constituição brasileira, que obriga a imparcialidade dos magistrados. Aquele que acusa não pode ser o mesmo que prolata a sentença, e o juiz/acusador Moro atuou ao mesmo tempo em um dos lados do processo, o que é uma violação primária do Direito."
Leia a íntegra do documento:
Créditos: Roberto Parizotti
Créditos: Roberto Parizotti
Créditos: Roberto Parizotti
Créditos: Roberto Parizotti
Créditos: Roberto Parizotti
Créditos: Ricardo Stuckert
Em tempo: a TV Afiada exibirá, na próxima quinta-feira 22/VIII, uma entrevista exclusiva com a jurista Caroline Proner sobre a campanha #MoroMente.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Novo capítulo da Vaza Jato escancara conspiração contra Lula!
- Greenwald: Vaza Jato está mais perto do começo que do final!
- Jornal português diz que Moro passou de superministro a miniministro
- Bolsonaro deixou Moro minúsculo!
- Moro esconde documentos que enviou a Bolsonaro
- Paulo Pimenta: por que Lei Cancellier?