LASA apoia Dilma e pôs FHC pra correr!
Representantes da LASA com o presidente Lula (Créditos: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)
A LASA (Latin American Studies Association, Associação de Estudos Latino-Americanos) divulgou uma nota condenando o golpe contra a presidenta Dilma e classificando o processo como antidemocrático e arbitrário. Segundo o órgão, o golpe é "um atentado contra a democracia brasileira".
A LASA é uma associação composta por mais de 12.000 pesquisadores e institutos de todo o mundo, dedicados aos estudos políticos e culturais da América Latina.
Considerando que a democracia é uma condição indispensável para alcançar um futuro digno e socialmente justo para todos; e considerando que a comunidade internacional esteve presente e solidária com as lutas em defesa da democracia;
A Lasa denuncia o atual processo de impeachment no Brasil como antidemocrático e encoraja seus membros a chamar a atenção do mundo para os precedentes perigosos que o impeachment estabelece para toda a região.
Em julho, uma comissão de pesquisadores da LASA estiveram no Brasil e conversaram com o presidente Lula sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma.
Um pouco antes, em maio, o ex-presidente FHC cancelou sua participação em um seminário organizado pela LASA, com medo de protestos contra o golpe no Brasil.