Lula à BBC: "se você não tiver prova, o ser humano é inocente"
O presidente Lula concedeu entrevista ao repórter britânico Will Grant, da BBC.
Lula falou sobre a onda de queimadas na Amazônia a responsabilidade dos bolsonários: "pega os discursos do Bolsonaro e do governo dele. Eles acham que têm que acabar com terra indígena, acabar com terra de quilombo, que tem que acabar com reserva. É um absurdo."
E culpou a Lava Jato pela eleição do Jair Messias: "Bolsonaro foi eleito porque esse que vos fala foi impedido de ser candidato. O grande cabo eleitoral do Bolsonaro foi a minha condenação."
Ele continuou:
"Eu comparo o governo Bolsonaro a uma torcida organizada. Ou seja, você tem um torcedor que é flamenguista, corinthiano, que vai no estádio para torcer para o time. Mas a torcida organizada, fanática, ela não torce para o time. Ela vai vaiar jogador, ela vai no centro de treinamento bater em jogador, bater em técnico, essa é a turma do Bolsonaro. E que continua fazendo discurso para essa gente", disse.
Sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que revogou a condenação, por Sérgio Moro, do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine Lula afirmou:
"Eu não vou ficar analisando comportamento da Suprema Corte. A única coisa que eu peço é o seguinte: eu tenho vários processos, as pessoas têm que condenar um ser humano com base nas provas. Se você não tiver prova, o ser humano é inocente. Eu tenho provado a minha inocência desde o primeiro processo.
O que eu acho que a Suprema Corte tem que fazer? Tem que se debruçar sobre o processo, tudo que foi certo, tudo que foi julgado corretamente, que houve investigação, que houve apuração e que provou que cometeu crime, tem que condenar. Agora, tudo aquilo que a Suprema Corte analisar e descobrir que houve falha, que a pessoa é inocente, que a pessoa foi acusada equivocadamente, tem que absolver. É só isso."
(Sobre o caso, assista ao novo vídeo da TV Afiada: Damous: decisão do STF pode beneficiar Lula.)
Lula continuou:
"(...) Eu acho que a operação Lava Jato tem coisas que foram verdade, tem pessoa que confessou. Se o cara confessou que roubou, o cara é ladrão. (...) Se o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um delito, e tem prova que ele cometeu um delito, não adianta o seu Lula falar grosso, ele tem que ser condenado e tem que ser punido como qualquer cidadão. Assim reza a nossa Constituição. Mas se esse Luiz Inácio Lula da Silva, depois de todas as provas for inocente, humildemente, tem que ser inocentado. E é isso que eu espero deles."
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: