Lula: Moro é criminoso
(Reprodução/Facebook/Lula)
O Presidente Lula se referiu ao ex-juiz e atual ministro da Justiça Sergio Moro como "criminoso", durante um discurso feito nesta segunda-feira (2), em Paris, na França. Na ocasião, Lula recebeu o título de cidadão honorário de Paris, concedido pela prefeita da capital francesa Anne Hidalgo.
"Eu tomei a decisão de me entregar [em abril de 2018], eu poderia não ter sido preso, poderia ter ido para uma embaixada, mas mesmo com mais de 70 anos decidi ir até a Polícia Federal porque alguém tinha que provar que o juiz Moro era criminoso e que os representantes do Ministério Público que me acusaram eram mentirosos", disse.
O Presidente ainda afirmou que o Brasil vive "o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático" e um cenário de "desprezo mesquinho pelos direitos do povo".
De acordo com a Prefeitura de Paris, "a cidadania honorária é concedida em caráter excepcional a pessoas que se destacaram particularmente na defesa dos direitos humanos, a fim de afirmar o apoio de Paris nessas lutas e proteger os destinatários dessa distinção".