Mandetta: é hora de redobrar o cuidado! O vírus mostrou a que veio!
(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
No dia em que o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil tem 6836 casos confirmados do novo coronavírus e 241 mortes, o ministro Luiz Henrique Mandetta voltou a reforçar a necessidade de seguir as recomendações da pasta.
“Não é hora de fraquejar. Não é hora de relaxar. A hora é de redobrar o cuidado. O vírus está mostrando a que veio”, disse Mandetta em entrevista coletiva.
Ele ressaltou também que se as medidas de isolamento social forem relaxadas neste momento há risco de desabastecimento de equipamentos de proteção individual utilizados por profissionais de saúde, como máscaras e aventais.
"Se nós não fizermos retenção de dinâmica social, se nós nos aglomerarmos, se nós fizermos movimentos bruscos e relaxarmos nesse grau de contágio, sim, você pode ficar com uma série de problemas de equipamentos de proteção individual, porque nós não estamos conseguindo adquirir de forma regular o nosso estoque", prosseguiu o ministro.
Em tempo: Mandetta admitiu que o número oficial de casos da Covid-19 é muito inferior ao balanço real: "hoje o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando dentro da nossa sociedade. Eu não tenho como estimar. O que aumenta em muito a necessidade de a gente ter muito mais cuidado para segurar [o isolamento social]".