Militares criticam oferta de base aos EUA
Ministério da Defesa afirma desconhecer o assunto
publicado
05/01/2019
Comments
Bolsonaro presta continência à bandeira dos EUA em evento com brasileiros em Miami, Flórida, 8/X/2017 (Reprodução: The Intercept)
Do Estadão:
Oferta de Bolsonaro aos EUA gera críticas entre militares
A possibilidade de o governo do Brasil ceder espaço territorial para instalação no País de uma base militar dos Estados Unidos é desnecessária e inoportuna na opinião de três generais e três oficiais superiores ouvidos nesta sexta-feira, 4, pelo Estado. Admitida em entrevista ao SBT pelo presidente Jair Bolsonaro como uma questão a ser estudada no futuro, a ideia não se afina com a política nacional de Defesa.
Um dos chefes de tropa lembra que acordos desse tipo só se justificam quando há risco de agressão externa fora da capacidade de reação e capaz de colocar em perigo a integridade da nação – “é o caso do menino fraco que chama o amigo forte para enfrentar os valentões da rua; estamos longe disso”, exemplificou.
(...) As Forças Armadas mantêm acordos com organizações militares estrangeiras para receber grupos de treinamento especializado – por exemplo, em disciplinas de guerra na selva – ou para exercícios combinados de combate aéreo. E é só.
E do Terra:
Defesa desconhece tratativas sobre base americana
A assessoria do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, informou (...) que ele "não tem conhecimento de qualquer tratativa nesse sentido e que não tratou do tema com o presidente". O ministério disse que não seria possível avaliar vantagens e desvantagens para as Forças Armadas brasileiras "sem ter conhecimento de possíveis condicionantes envolvendo o tema". (...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |