Ministro do 1/2 ambiente dá carona a ruralistas em aviões da FAB
O ministro do 1/2 ambiente, Ricardo Salles, usou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para dar carona a dez deputados e senadores da bancada ruralista.
É o que revela nesta quarta-feira, 14/VIII, o Globo Overseas, após obter documentos via Lei de Acesso à Informação.
O transporte em aviões da FAB é regulamentado pelo decreto 4244, de 2002, que autoriza viagens apenas do vice-presidente, ministros, chefes dos três poderes e das Forças Armadas.
Diz a reportagem:
O decreto não autoriza expressamente o embarque de pessoas sem cargo ou função pública e nem de congressistas, mas deixa uma brecha aberta ao pedir às autoridades uma lista sobre a quantidade dos passageiros que irão viajar com elas.
Evidentemente, Salles não deu carona a nenhum parlamentar da bancada ambientalista.
Entre os ruralistas agraciados com viagens nas aeronaves da FAB estão Alceu Moreira (MDB-RS), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Márcio Bittar (MDB-AC), Sérgio Petecão (PSD-AC), Mailza Gomes (PP-AC) e Allan Rick (DEM-AC).
Bittar, a propósito, é um dos autores de projeto de lei que prevê o fim da obrigatoriedade de proprietários rurais manterem áreas de mata nativa em suas propriedades (o que se conhece por "reserva legal").
Ele apresentou o projeto em parceria com... Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: