Moraes autoriza PF a acessar dados do Facebook sobre contas bolsonaristas derrubadas
(Nelson Jr./STF)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a acessar os dados da investigação do Facebook que derrubou uma rede de contas e perfis falsos ligados a integrantes do gabinete de Jair Bolsonaro, a seus filhos, ao PSL e a outros aliados.
Segundo informação do Estadão, o acesso às informações da investigação foi autorizado em dois inquéritos que correm junto ao STF e tiram o sono do presidente: o das fake news e o dos atos antidemocráticos.
Em 8/VII, o Facebook anunciou que identificou e removeu 35 contas, 14 páginas e 1 grupo no Facebook e 38 contas no Instagram que fazem parte de uma rede de desinformação no Brasil. O material identificou ao menos cinco funcionários e ex-auxiliares que disseminavam ataques a adversários de Bolsonaro. Na lista está Tercio Arnaud Thomaz, que é assessor do presidente e integra o chamado Gabinete do Ódio.
Um dos funcionários envolvidos no caso trabalhava para Carlos Bolsonaro. Outro é contratado do deputado estadual pelo PSL de São Paulo Coronel Nishikawa.