Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Moro diz que motim é ilegal, mas pede que PMs não sejam "tratados como bandidos"

Moro diz que motim é ilegal, mas pede que PMs não sejam "tratados como bandidos"

"Eles querem cumprir a lei"
publicado 29/02/2020
Comments
Untitled-10.jpg

(Foto 1: Reprodução - Foto 2: Carolina Antunes/PR)

O ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Sergio Moro, disse neste sábado 29/II que o motim de policiais militares no Ceará é ilegal. Mas o Conge fez questão de, logo em seguida, dizer que os PMs "não podem ser tratados como bandidos".

"O governo federal vê com preocupação a paralisação, que é ilegal, da Polícia Militar do estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição", disse Moro durante o 6º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Foz do Iguaçu (PR).

Os PMs estão amotinados desde 18/II e, supostamente, reivindicam aumento de salário superior ao oferecido pelo governador Camilo Santana (PT).

Mais cedo neste sábado, o Conversa Afiada informou que governadores de estados do sul e do sudeste cobraram de Moro um pronunciamento mais firme contra os policiais amotinados no Ceará. A avaliação do grupo é de que a reação inicial de Moro havia sido leve demais diante do risco de esse motim se espalhar para outros estados - além do perigo de expansão das milícias.