Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Moro pode ser condenado a mais de 10 anos de prisão

Moro pode ser condenado a mais de 10 anos de prisão

Ex-juiz é investigado por prevaricação, denunciação caluniosa e crimes contra a honra
publicado 04/05/2020
Comments
Moropodesercondenadoamaisde10anosdepriso.png

Ao apresentar provas de interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal, o ex-ministro Sergio Moro pode se autoincriminar no inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal).

No último sábado (02/V), Moro prestou depoimento sobre as acusações que fez contra o presidente. Enquanto o ex-juiz falava, peritos fizeram uma varreduta completa em seu celular.

De acordo com especialistas entrevistados pela Folha, Moro pode ter cometido três crimes: prevaricação, denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

O delito de prevaricação, por exemplo, ocorre quando um funcionário público deixa de praticar um ato que está nas atribuições de seu cargo para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A pena é de detenção, que pode variar de três meses a um ano, e de multa.

Já o crime de denunciação caluniosa, outro apontado nos bastidores em relação a Moro, é o que tem a pena mais alta, que é de dois a oitos anos de reclusão, e multa. O delito ocorre quando uma pessoa pratica um ato que leva à abertura de uma investigação oficial ou a um processo judicial, contra alguém que ela sabe ser inocente.

A apuração também trata de crime contra a honra, e o mais grave nessa categoria é o de calúnia, que ocorre quando alguém afirma falsamente que outra cometeu um crime. A pena é de detenção, de seis meses a dois anos, e multa.