Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Moro, vai encanar o Malan e a Ellen Gracie?

Moro, vai encanar o Malan e a Ellen Gracie?

Eles mandavam nas empresas "X" do Eike
publicado 22/09/2016
Comments
Ellen.jpg

A Ministra e Malan: prisão preventiva ou temporária?

Por falar na prisão do Mantega e no " domínio do fato"...

Procurador pede investigação de Malan, Tourinho e Ellen Gracie por OGX

O procurador Osório Barbosa, do Ministério Público Federal de São Paulo, pediu a investigação de três ex-ministros de Estado que atuaram como conselheiros da OGX: Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Rodolpho Tourinho, ex-ministro de Minas e Energia, e Ellen Gracie, ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal. Barbosa enviou o pedido de investigação ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que concentra as investigações relacionadas a possíveis irregularidades cometidas pela OGX, petroleira de Eike Batista.

No ofício, recebido pelo MP do Rio nessa segunda-feira (2/6), Barbosa afirma que encontrou indícios veementes da prática de vários crimes contra o sistema financeiro nacional. Diz o documento: “Embora os crimes tenham sido praticados por várias pessoas e empresas, eles não teriam obtido êxito sem a complacência comissiva ou omissiva dos então conselheiros da administração da OGX, Pedro Malan, Ellen Gracie e Rodolpho Tourinho”.

(...) O procurador alega, ainda, que os ex-conselheiros atuaram como co-autores do crime de manipulação de mercado por não terem anunciado aos investidores que Eike Batista recusara-se a assinar o contrato de put option, anunciado em fato relevante em outubro de 2012. (...) O entendimento do procurador paulista é de que os conselheiros incorreram também em “eventual crime de falsificação de contrato” e que teriam se tornado não só co-autores do crime, mas também avalistas da put.