MPF analisa vídeo em que pastor vende sementes de "cura" para Covid-19
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo analisam o vídeo em que o pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, promete uma suposta cura para Covid-19 por meio de sementes. Na filmagem, ele fala do pretenso benefício de uma planta e pede o "propósito de R$ 1 mil" por ela.
De acordo com a Procuradoria da República de São Paulo "o vídeo está sob análise". Ainda de acordo com o órgão, cabe à esfera estadual apurar a responsabilidade civil do pastor. Já o MP paulistano, segundo O Dia, afirmou que as imagens já estão sob análise de um promotor.
No vídeo em questão, Santiago cita "gente curada de estado terminal, gravíssimo. E tá ali o exame, para quem quiser. (...) Você vê como a semente é semeadora. E aí sim conseguiu vencer a crise e a epidemia. Só tem um jeito de se vencer essas fases difíceis. É semeando, e semeando na obra de Deus. Essa semente é interessante, você planta... É a semente 'sê tu uma bênção'. Você vai semear essa semente e na planta que nascer vai estar escrito 'Sê tu uma benção'".
Assista:
Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vendendo semente de feijão por 1.000 ou 500 reais, como cura para o coronavírus
— Ivone Pita (@ivonepita) May 6, 2020
ALÔ, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL! pic.twitter.com/X1zm49qE3f