Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / MPF pede absolvição de Lula e Dilma em caso da Petrobras

MPF pede absolvição de Lula e Dilma em caso da Petrobras

Janot jurava que o PT tinha recebido propina bilionária...
publicado 18/10/2019
Comments
Janot.jpg

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou nesta quinta-feira 17/X a absolvição de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em uma ação penal que investiga a suposta participação dos ex-presidentes em um esquema de desvio de verbas da Petrobras.

A denúncia foi apresentada em setembro de 2017 no âmbito da Operação Lava Jato pelo então Procurador-Geral da República (PGR) Rodrigo Janot - que afirmou que Lula seria o "grande idealizador" de uma organização criminosa apelidada de "quadrilhão do PT".

Segundo o ex-PGR, a cúpula do Partido dos Trabalhadores teria recebido 1,48 bilhão de reais em dinheiro público...

A absolvição foi requisitada pela procuradora Márcia Brandão Zollinger, do MPF do Distrito Federal. Segundo ela, não existem "os elementos configuradores da dita organização criminosa".

Ou, como diz Esmael Morais em seu blog, "a ação formulada pela Procuradoria-Geral da República era inepta".

A procuradora também afirmou que não existem provas de que Lula e Dilma tinham qualquer conhecimento sobre o caso.

Em março de 2018, o advogado do presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, classificou o caso como "mais um exemplo de mau uso das leis para perseguir o ex-presidente Lula" e "mais um ataque ao Estado de Direito e à democracia".

Além de Lula e Dilma, a procuradora Zollinger solicitou também a absolvição dos ex-ministros Antônio Palocci e Guido Mantega e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , , , ,