Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Nova PGR: defensor da ditadura vai assumir a Secretaria de Direitos Humanos

Nova PGR: defensor da ditadura vai assumir a Secretaria de Direitos Humanos

Inacreditável!
publicado 27/09/2019
Comments
Untitled-20.jpg

O procurador Ailton Benedito anunciou nesta sexta-feia 27 que aceitou o convite do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, para assumir a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério Público Federal (MPF)

“Informação. Aceitei o convite de Augusto Aras para chefiar a Secretaria de Direitos Humanos da PGR. Balizas fundamentais: direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade, à segurança. Artigo 5º da Constituição”, disse ele em seu perfil no Twitter.

Só há um problema: Benedito, chefe da Procuradoria da República em Goiás, é defensor intransigente da ditadura militar e se refere ao Golpe de 1964 como "revolução".

Ele é alinhado a Jair Bolsonaro e foi, inclusive, indicado pela ministra Damares Alves para a Comissão de Mortos e Desaparecidos do governo. No entanto, teve seu nome vetado pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal no dia 6 de agosto.

Na votação de 6 de agosto no conselho, o vice-procurador-geral, Luciano Maia, deu um dos votos mais contundentes contra a indicação de Benedito:

"Desaparecidos e mortos não são fatos daquele período duro da ditadura apenas. Mortos e desaparecidos doem ainda hoje. Continuam mortos e continuam desaparecidos. E a dor dói em toda a família. Quem é parente ou ligado a mortos e desaparecidos sente, ainda, que é seu dever lutar para que eles possam ter justiça e reparação. A dor dói duramente e ainda agora. É dever de quem sobrevive a um morto e desaparecido fazer sua missão de vida saber o que foi feito pelo restado brasileiro com esse que morreu e desapareceu. Portanto, são mortos insepultos na memória, e isso o Brasil precisa resgatar duramente”.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: