NY Times: Brasil deve se cuidar para não virar uma ditadura sob Bolsonaro!
O Conversa Afiada traduz e reproduz trechos de artigo de Bruno Bimbi, jornalista que foi correspondente no Brasil, publicado pelo New York Times nesta quarta-feira, 14/VIII:
O sociólogo espanhol Manuel Castells ensaiou com a ideia de que o Brasil está entrando em uma sutil ditadura com Jair Bolsonaro no poder: um sistema democrático na aparência, mas cada vez mais autoritário.
Depois de viver quase uma década no Brasil, decidi deixar o país e posso confirmar: há cada vez menos espaço para oposição e mais ameaças à liberdade de expressão no Brasil de Bolsonaro. Isto é confirmado pelo uso constante de notícias falsas, difamação dos adversários do presidente, ataques a jornalistas, declarações do Palácio do Planalto que encorajam o ódio e as reações dos seguidores mais radicais de Bolsonaro. Isso causou um clima de perseguição e violência insana para uma democracia.
(...) Um de seus métodos é o uso de bots e notícias falsas para destruir a reputação de seus adversários. No início de julho, Sérgio Moro, ministro da Justiça, e o jornalista norte-americano Glenn Greenwald foram tendência no Oriente Médio: um estudo analisou cerca de 220 mil tweets que defendiam o ex-juiz e atacavam com notícias falsas Greenwald - que revelou ilegalidades no julgamento contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - e mostrou que boa parte eram bots que vieram do Irã.
Mas o que incomoda Bolsonaro é a notícia verdadeira, o que explica sua fúria contra o jornalismo em geral e contra Greenwald em particular. Um deputado próximo ao presidente lançou uma campanha xenófoba para que o jornalista americano, que mora no Brasil há catorze anos, fosse deportado. Moro, enquanto isso, o acusa de ser um cúmplice de criminosos e tentou obstruir suas revelações. E Bolsonaro ameaça publicamente colocá-lo na prisão.
Na retórica oficial, o jornalismo é uma atividade criminosa e os que criticam o presidente, inimigos do Estado.
(...) Nosso continente viveu tempos sombrios de ditaduras que usaram o medo, o silêncio e a morte como armas e deixaram feridas de que nossos países ainda não se recuperaram. A comunidade internacional deve permanecer atenta aos ataques incessantes aos críticos de Bolsonaro e aos jornalistas que fazem o seu trabalho. Só assim o Brasil pode ser impedido de passar de uma sutil ditadura a uma ditadura plena.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsonaro diz que comunistas são o "cocô do Brasil"
- Editorial do Globo diz que Bolsonaro é um risco para o Brasil!
- Jornal austríaco diz que "Brasil elegeu um idiota"
- Desembargador sugere interdição de Bolsonaro por "falta de condições mentais"
- Bolsonaro diz que "cocozinho petrificado de índio" impede licenciamento de obras
- Bolsonaro sugere fazer cocô "dia sim, dia não" contra poluição