Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / OMS alerta que Brasil deve fazer integração dos esforços para combater a Covid-19

OMS alerta que Brasil deve fazer integração dos esforços para combater a Covid-19

"Incentivamos mais uma vez o Brasil a continuar a lutar contra doença de um modo bem mais sistemático"
publicado 04/07/2020
Comments
Sem Título-6.jpg

Aglomerações foram registradas na noite desta quinta-feira (2/VII) no Rio de Janeiro (Foto: TV Globo/Reprodução)

Via Opera Mundi - O Brasil deve fazer mais para integrar os esforços dos diferentes níveis do governo para combater epidemia de covid-19, alertou nesta sexta-feira (03/07) o diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.

"Incentivamos mais uma vez o Brasil a continuar a lutar contra a doença, que o Brasil una os esforços nos níveis federal e estadual de um modo bem mais sistemático", afirmou. O Brasil necessita de uma "abordagem compreensiva para controlar a doença e fazê-lo de modo sustentável", disse o diretor da OMS.

Ryan pediu que os países gravemente atingidos pela pandemia acordem para a realidade, ao invés de se envolverem em disputas internas, e tomem controle da situação. Ao ser perguntado sobre algumas nações – como o Brasil e o México – que iniciaram o relaxamento das medidas de confinamento apesar de um aumento exponencial de casos da doença, Ryan disse que "países demais estão ignorando o que os dados estão lhes dizendo".

"As pessoas precisam acordar. Os dados não mentem. A situação no terreno não mente", disse o diretor. "Nunca é tarde demais em uma epidemia para assumir o controle." Ryan destacou a estabilização dos números diários de novos casos no Brasil nos últimos dias, mas alertou que isso não representa uma melhora na situação.

(...)