Pepetela: Bolsonaro é um mero aprendiz de Trump!
O aprendiz e o tigre de papel, segundo Pepetela (Reprodução: Rede Globo)
No último dia 9/X o presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma que reconhece o cantor e compositor Chico Buarque como vencedor do Prêmio Camões de 2019.
Chico, por sua vez, disse que a não-assinatura de Bolsonaro seria um segundo troféu.
O Prêmio Camões é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura em língua portuguesa, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988.
Entre os vencedores, constam João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, José Saramago, Jorge Amado, Ferreira Gullar...
O vencedor da edição de 1997 foi o angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela, escritor e ex-combatente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a guerrilha marxista que lutou pela independência da então colônia portuguesa.
Pepetela está no Brasil para lançar a nova edição de seu romance "O Quase Fim do Mundo" - ficção científica publicada originalmente em 2008.
À Folha de São Paulo, Pepetela comentou sobre a política mundial.
Segundo o escritor, a instabilidade global é obra de "seres que parecem vindos de alguma estrela gélida e que, com muito poder, governam com o Twitter".
Uma clara referência ao presidente norteamericano Donald Trump.
“Ele é o que Mao Tsé-Tung dizia do imperialismo: um tigre de papel”.
E o líder brasileiro Jair Bolsonaro?
“É apenas o aprendiz”, diz Pepetela.
Bolsonaro deve adorar essa comentário...
Ainda mais vindo de um ex-guerrilheiro comunista!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |