Perdeu, Bolsonaro: maioria da população apoia quarentena
Crédito: Marcos Corrêa/PR
O número de brasileiros que apoiam a quarentena como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus é de 68%, de acordo com o Datafolha.
A pesquisa foi divulgada neste domingo (19/IV), na Folha de S.Paulo.
Em levantamento anterior do mesmo instituto, a marca chegou a 73%.
A queda, no entanto, não se reverteu integralmente em apoio à afirmação contrária, de que vale a pena acabar com isolamento social em nome da reativação econômica.
Segundo a publicação, o índice dos que concordam com isso oscilou positivamente de 18% para 22%, enquanto aqueles que não sabem foram de 6% para 10% no período.
Punição à violação da quarentena
A pesquisa também mostra que 79% dos brasileiros apoiam algum tipo de punição a quem violar regras do isolamento social. A pena de detenção, entretanto, é defendida por apenas 3% da população.
As advertências verbais são apontadas por 43% dos entrevistados como a melhor forma de punir os infratores, enquanto as multas são defendidas por 33%.
A conclusão, que revela indiretamente o alto nível de adesão dos brasileiros por medidas de isolamento, contraria os argumentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que voltou a defender volta à normalidade.