Petra Costa sobre Decotelli: "ministro com doc e pós-doc falsos foi apresentado como 'técnico'"
Da cineasta Petra Costa, indicada ao Oscar 2020 na categoria "Melhor Documentário" pelo magnífico "Democracia em Vertigem", sobre as muitas polêmicas acumuladas em poucos dias pelo novo ministro da Educação, Carlos Decotelli:
A gente brinca para não chorar, mas não é brincadeira. O ministro DA EDUCAÇÃO falsificou o CV Lattes. Não fez pós-doc, não é doutor, há denúncias de que plagiou a dissertação de um mestrado que nem era acadêmico. Tudo falso. Isso depois do Weintraub. Tem que chorar mesmo. Muito.
— Petra Costa (@petracostal) June 29, 2020
O CV do ministro ainda inclui, também, o pós-doutorado que ele não fez. A universidade alemã nega. Aliás, ele não teria como fazer porque, para fazer pós-doc, é preciso ser doutor, e ele não era. pic.twitter.com/rgfohb0YYN
— Petra Costa (@petracostal) June 29, 2020
Quando alguém preenche o CV Lattes, aceita o seguinte: “O solicitante declara formalmente que está de acordo com o Termo de adesão e compromisso da Plataforma Lattes (declaração feita em observância aos artigos 297-299 do Código Penal)”.
— Petra Costa (@petracostal) June 29, 2020
Isso mesmo: o ministro cometeu um crime.
Não vamos esquecer, por favor, que este ministro com doutorado e pós-doutorado falsos foi apresentado por vários veículos como o ministro “técnico”.
— Petra Costa (@petracostal) June 29, 2020