PF prende Yunes, laranja do Temer
É a patranha do Porto de Santos
publicado
29/03/2018
Comments
O ladrão e o laranja
Do G1:
Polícia Federal prende José Yunes, amigo e ex-assessor de Temer
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, o advogado José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer e, em Monte Alegre do Sul (SP), o empresário Antonio Celso Greco, dono da empresa Rodrimar, que opera no porto de Santos.
As prisões são parte da Operação Skala, deflagrada nesta quinta pela PF em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também foi preso na mesma operação o ex-ministro e ex-deputado Wagner Rossi, que foi presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, administradora do porto de Santos.
A operação foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito que investiga se Temer, por meio de decreto, beneficiou empresas do setor portuário em troca de suposto recebimento de propina.
(...) Em 30 de novembro do ano passado, Yunes prestou depoimento à Polícia Federal, no inquérito dos portos. Na ocasião, ele relatou uma operação de venda de imóvel para o presidente Michel Temer. No mesmo inquérito, o ministro Luís Roberto Barroso autorizou em março a quebra do sigilo bancário de Temer.
Yunes é apontado pelo operador financeiro Lúcio Funaro, delator da Operação Lava Jato, como um dos responsáveis por administrar propinas supostamente pagas ao presidente. De acordo com Funaro, para lavar o dinheiro e disfarçar a origem, Yunes investia valores ilícitos em sua incorporadora imobiliária. (...)
Em tempo: o ladrão presidente visitou o laranja Yunes nessa segunda-feira em São Paulo - PHA
Em tempo2: quem mandou prender o laranja do presidente ladrão foi o Ministro Barroso, que nutre especial apreço pelo Ministro Gilmar - PHA
Em tempo3: o cel. Lima, outro laranja do ladrão presidente ainda doente em casa, sem condução coercitiva - PHA